2015: O ano da crise e das novas oportunidades
“Mudanças são oportunidades. Podem ser vistas como ameaças por muitos – mas todas precisam ser exploradas como uma oportunidade – para fazer algo de diferente, algo de novo e, acima de tudo, para fazer algo melhor, algo mais produtivo e lucrativo” (Peter Drucker).
Desde o início de 2015, escutam-se novas notícias que aumentam o pessimismo da população. O ano começou marcado com a crise hídrica; logo depois veio a crise elétrica e, agora, surge a crise econômica.
Não se pode dizer que a retração da atividade econômica, contudo, pegou as pessoas completamente de surpresa. Desde o ano passado, as previsões indicavam tempos difíceis em 2015 e as medidas de ajustes do governo como aumento de juros e contenção de gastos, têm impacto direto nas micro e pequenas empresas, que, segundo o coordenador de pesquisas do SEBRAE-SP Marcelo Moreira, tendem a acompanhar a estagnação.
Entretanto, é sabido que tempos de crise tornam possível o desenvolvimento de NOVAS OPORTUNIDADES: neste movimento de altos e baixos é que emerge a capacidade empreendedora de muitos e a necessidade de visualizar saídas para ganhar mercado, bem como ter o diferencial competitivo e também a inovação.
Tempos de crise são um caminho para quem deseja quebrar os modelos atualmente existentes, colocando o consumidor como foco das atenções da empresa, possibilitando às pequenas encontrar novos produtos e serviços.
O mais importante, segundo o consultor de novos negócios do SEBRAE Rodrigo Hisgail, é testar o que dá certo e corrigir os desvios. “As oportunidades encontram-se onde os empresários estabelecidos conseguirem se diferenciar, seja por meio de negócios inovadores, redução de custos ou soluções customizadas para consumidores”.
Segundo o SEBRAE, estes são alguns negócios promissores neste ano de crise (2015):
- Preparo de alimentos para consumo familiar
- Cuidados com a saúde
- Comércio de alimentos e vestuários
- Ensino a distância
- Reciclagem
- Produtos e serviços de maior valor agregado, associados à novas tecnologias
Em linhas gerais, os donos de micro e pequenas empresas devem considerar o reflexo da economia e ficarem alertas. Mesmo negócios tradicionais como alimentação e prestação de serviços podem ser afetados em decorrência do desemprego e da diminuição da confiança levando as famílias a reduzir seus gastos com itens considerados supérfluos.
É hora de rever o plano de negócios dos empreendimentos, sendo o ideal, segundo consultores do SEBRAE, conseguir visualizar novas saídas, evitando assim, desperdícios. Portanto, planejar e otimizar recursos serão importantes ferramentas para lidar com a economia mais fraca e, agora, desaquecida em meio a crise.
Fonte: Conexão, SEBRAE-SP