Afinal, o que é um alimento orgânico?
O alimento orgânico não é somente “sem agrotóxicos”, são isentos de insumos artificiais, como os adubos químicos e os agrotóxicos, drogas veterinárias, hormônios, antibióticos, e de organismos geneticamente modificados.
Durante o processamento desses alimentos é proibido o uso das radiações ionizantes (que produzem substâncias cancerígenas, como o benzeno e o formaldeído) e aditivos químicos sintéticos, como corantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros.
Quais as vantagens de um alimento orgânico?
- São alimentos mais saborosos que o convencional.
- Mais saudável, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos.
- Possuem melhor valor nutricional que o convencional, porque são produzidos em solo mais equilibrado em nutrientes. Assim, são mais ricos em minerais e fitoquímicos.
- Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação.
O consumo de produtos orgânicos não possuem desvantagem e deve ser incluído na alimentação sempre que possível. O preço ainda é um fator limitante, pois são mais caros do que os convencionais devido a produção ser realizada em menor escala e com custos maiores.
Procure produtores e produtos certificados! A certificação dos alimentos orgânicos é uma forma de assegurar ao consumidor que foi produzido dentro de um processo orgânico, sem a utilização de agrotóxicos, respeitando o ambiente e o homem, etc.
A certificação é um processo de inspeção das propriedades agrícolas, realizado com uma periodicidade que varia de dois a seis meses, para verificar se o alimento orgânico está sendo cultivado e processado de acordo com as normas de produção orgânicas. O foco da inspeção não é o produto, mas a terra e o processo de produção. Assim, uma vez credenciada, a propriedade pode gerar vários produtos certificados, que irão receber um selo de qualidade.
Alimente-se bem e viva melhor!
Fonte:
– FOOD INGREDIENTS BRASIL, número 26, ano 2013 (www.revista-fi.com )