ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: entenda como é possível realizar a compra desses alimentos sem gastar muito!
Quem foi ao supermercado fazer compras e voltou a realizá-las um mês depois, já pode sentir uma diferença considerável nos preços. Desde hortifrutis até alimentos industrializados, a alta nos custos é sentida cada vez mais no bolso do consumidor. Entretanto, existem algumas dicas que podem ajudar a economizar na hora das compras e auxiliar no momento de fazer uma alimentação saudável e balanceada.
1- Aumente o número de compras durante o mês e sempre faça uma lista com os produtos de que necessita: com o auxílio da lista para não comprar o que você não precisa e com um maior número de compras (o ideal é que sejam realizadas semanalmente), você consegue aproveitar mais as promoções e preservar melhor a qualidade dos alimentos, sem muito desperdício.
2- Prefira hortifrutis in natura do que os já higienizados e picados: devido à correria do dia a dia, muitas pessoas acabam por comprar legumes e verduras já higienizados. Entretanto, essa substituição pode causar um aumento elevado e considerável no seu custo. Fique atento e avalie a situação!
3- Cuidado na hora da compra das carnes: um corte de carne mais caro pode ser substituído por peças mais baratas. Um exemplo, seria a utilização de paleta ao invés de ponta de alcatra para o preparo de carnes de panela.
Um outro cuidado, seria o de não optar pelas carnes vendidas já porcionadas e embaladas. Além do fato de não se saber a quanto tempo a carne está armazenada e se a mesma está acondicionada na temperatura ideal, você acaba pagando mais pela embalagem e pelo porcionamento da peça. Quando você compra o produto inteiro e direto do açougue, além de você conseguir visualizar a peça, ainda, muitas vezes, consegue ter uma grande redução no preço do quilo. Isso vale também para os frios porcionados ou comprados diretamente no balcão.
4- Verifique as promoções dos supermercados: os supermercados costumam fazer diferentes promoções nos dias da semana e é bom ficar sempre atento a isso. Quando não for possível pegar os folhetos de divulgação das mesmas, muitos locais já disponibilizam os produtos mais em conta em sua página na internet.
5- Marcas próprias do supermercado: muitos supermercados possuem marcas próprias, que além de muito boas, também apresentam preços mais baixos.
6- Fique atento as frutas, verduras e legumes da estação: além de mais saborosas e cultivadas com menos agrotóxico, possuem um ótimo preço. A dica aqui é aproveitar!
7- Esqueça os alimentos da “moda”: não é necessário comprar aqueles alimentos “da moda” ou produtos especiais e caros. Grãos, legumes, verduras, frutas, carnes magras, alimentos integrais, queijos magros são produtos básicos, essenciais e com os quais é possível, sim, manter uma alimentação equilibrada.
E por último e não menos importante, importe-se com você. Às vezes, um alimento um pouco mais caro, pode evitar gastos com a saúde mais tarde!
Alimente-se bem e viva melhor!