
Alimentos orgânicos e saúde
A agricultura orgânica constitui o sistema de produção que objetiva preservar a saúde do meio ambiente, a biodiversidade e o solo, dando ênfase ao manejo de culturas sem o emprego de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, aceleradores de crescimento de sementes ou aditivos sintéticos na alimentação animal. ?
A agricultura orgânica se desenvolveu com base na preocupação com a saúde dos seres humanos, mas também dos animais e plantas e, para tanto, se apoia em quatro fundamentos, a saber: respeito à natureza – reconhecimento da dependência de recursos naturais; diversificação de culturas para garantir o “descanso” necessário para recuperação do solo; entendimento que o solo é como um organismo vivo que necessita de matéria orgânica para garantir sua fertilidade; independência dos sistemas de produção garantida ao substituir insumos tecnológicos e agroindustriais.
O plantio orgânico promove a sustentabilidade, melhora a biodiversidade local, minimiza o efeito estufa e o aquecimento global e reduz a poluição de água e do solo. Algumas pesquisas revelam que alimentos orgânicos tem menos água em sua composição, consequentemente, menor proliferação de bactérias e maior durabilidade.
A explosão pela demanda de produtos orgânicos exigiu uma regulamentação que assegure ao consumidor a garantia de que está, de fato, adquirindo um item que obedece às normais legais determinadas para os produtos orgânicos. Esta regulamentação, no que diz respeito aos alimentos orgânicos, pode ser encontrada ao acessar a Lei no 10831/2003 e o Decreto no 6326/2007.
São mais caros que os convencionais, porém sua qualidade nutricional é superior. Quanto ao teor de macronutrientes, não há diferença em relação às outras formas de cultivo e quanto aos micronutrientes, o alimento orgânico se destaca, pela maior preservação dos mesmos.
Diante de sua densidade nutricional, cabe ao consumidor decidir o que é melhor para sua saúde. Pensando nisso, você já incluiu alimentos orgânicos em sua rotina alimentar? Busque sempre um nutricionista para lhe auxiliar.
Referências bibliográficas:
Castañeda M. A emergência dos alimentos orgânicos: relações com as tendências da alimentação contemporânea. Encontro Nacional de Estudos do Consumo; 2010; Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ENEC; 2010.
Ministério da Agricultura. Agrotóxicos. Disponível em: http://www.mma.gov.br/agrotóxico.