ALIMENTOS TERMOGÊNICOS: aceleradores do metabolismo que podem te auxiliar no controle do peso
A palavra TERMOGÊNESE vem do grego e significa termo – calor e gênese – origem, ou seja, aumento no gasto de energia na forma de calor gerada nos processos vitais do nosso organismo como digestão, absorção e metabolismo dos alimentos.
E os ALIMENTOS TERMOGÊNICOS?
Alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em serem digeridos pelo organismo, fazendo com que ele consuma uma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão.
Mas ao consumir qualquer alimento, o corpo não gasta obrigatoriamente energia para digeri-lo?
Sim, todos os alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura. Porém existem alguns que se diferenciam positivamente neste processo, pois induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias. Quanto mais difícil for a digestão, maior é o potencial termogênico do alimento.
Entretanto, esses alimentos nos auxiliam, mas não fazem mágica. Para a perda de peso de forma saudável, apenas o consumo desses alimentos não é o suficiente. Tanto para a manutenção do peso, quanto para se viver bem e com saúde, precisamos sempre aliar bons hábitos alimentares com atividade física, levando em consideração fatores como idade, peso, sexo entre outros.
Sem mais delongas, vamos aos termogênicos!!
- Pimenta vermelha
A capsaicina é o componente ativo das pimentas e é o que proporciona seu sabor picante. As pimentas são estimulantes do apetite e auxiliares da digestão. O consumo desse aditivo aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e a motilidade gastrointestinal, proporcionando uma sensação de bem-estar, além é claro, de estimular a produção de calor pelo organismo.
- Chá verde
Seu efeito termogênico acontece devido à combinação dos polifenóis e da cafeína. Quanto ao seu consumo, a American Dietetic Association sugere a ingestão de 4-6 xícaras de chá verde ao dia. Outra sugestão é que deve ser consumido entre as refeições para não interferir na biodisponibilidade de nutrientes provenientes dos alimentos ingeridos.
- Chá de Hibisco
Esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo. O conselho aqui e a ingestão de um litro por dia, sendo que, para um litro de água, deve-se usar uma colher de sopa da flor. Além de refrescante, este chá é realmente uma delícia! Em dias quentes experimente consumir esse chá gelado!
- Canela
Com efeito termogênico leve, a canela pode ser consumida polvilhada em frutas e sucos. Chips de maçãs laminadas com canela podem ser de uma simplicidade deliciosa.
Gengibre
É fonte de substâncias termogênicas, como o gingerol, que atua no aumento do gasto calórico e também na reposta anti-inflamatória. Um ou dois pedaços de 1cm diariamente ajudam a acelerar o metabolismo. Pode ser utilizado ralado, como um tempero ou na forma de chás, sucos e caldos. Um peixe branco assado com coentro, gengibre e molho de manga fica saudável e muito saboroso.
- Café
A cafeína é o ingrediente ativo do café, mas está também presente em outras bebidas e comidas. Esta substância pertence ao grupo de compostos das metilxantinas, onde também está incluído o chá. As xantinas são substâncias capazes de estimular o nosso sistema nervoso, produzindo um certo estado de alerta de curta duração. O uso exagerado da cafeína, em pessoas não acostumadas, pode causar aumento dos batimentos cardíacos e sensação de palpitação, mas o uso regular e em quantidades corretas não causa tais efeitos.
- Cacau
Possui propriedades estimulantes e antioxidantes devido ao seu teor de cafeína e polifenóis.
- Alimentos com ômega 3
Omêga 3 é encontrado em peixes e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.
Cuidados no consumo
Apesar do ótimo auxílio que esses alimentos oferecem ao nosso organismo, seu consumo exagerado pode gerar sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Infelizmente, existem as contraindicações:
- Pessoas com hipertireoidismo não devem ingerir os alimentos termogênicos naturais, pois seu metabolismo já está muito elevado, propiciando maior risco de perda de massa muscular.
- Crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.
A orientação é não exagerar no consumo diário e sempre consultar um nutricionista para ajustar o seu plano alimentar.
Alimente-se bem e viva melhor!