ANSIEDADE NA DIETA: o que fazer para conseguir controlá-la?
Quando se inicia uma dieta, é normal que o desejo seja de uma perda intensa de peso em um menor período de tempo possível. Os primeiros dias são ótimos, mas, então, bate aquela ansiedade e aos poucos alguns tipos de sabotagem vão ocorrendo. É aí que aqueles quilos extras reaparecem e se desiste de tudo, pois parecerá impossível perder peso.
Como podemos controlar a ansiedade sem prejudicar sua alimentação?
1- Primeiro passo: diga NÃO as dietas radicais
Muitas pessoas, quando pensam em dieta, logo acham que terão que se sacrificar e deixar de comer absolutamente tudo de que gosta. O que deveria ser qualidade de vida, passa a ser uma tortura e fica muito mais fácil desistir antes mesmo de começar. Evidente que não será possível comer hambúrguer todos os dias, mas com uma reeducação alimentar, podem ser realizadas substituições saudáveis, de forma contínua e chegar ao objetivo desejado.
2- Pense no que quer comer e aprecie o momento
Antes de iniciar uma refeição, pense no que vai comer e quando for realizá-la, faça-o com prazer e não na frente da televisão ou mexendo no celular. Preste atenção no sabor, faça um prato bonito e você perceberá como tudo o que consome pode se tornar mais saboroso.
3- Mastigue devagar
Não é preciso contar a quantidade de vezes que você mastiga, mas no começo pode ser uma boa opção para que você perceba que, muitas vezes, engole o alimento sem mastigar. Se você não mastigar sua digestão ficará prejudicada e quando terminar a refeição ainda sentirá fome, pois o cérebro leva cerca de 20 minutos para repassar a sensação de saciedade.
4- Faça cerca de 5 a 6 refeições por dia
Faça pequenas refeições entre o café da manhã, almoço e jantar. Com isso, você acelera seu metabolismo, diminui sua fome e consegue controlar melhor sua ansiedade.
5- Beba água entre as refeições
O consumo ideal de água é de 8 a 10 copos por dia e não apenas quando se está com sede. Portanto, habitue-se a ingerir esta quantidade de água entre as refeições. Isso ajudará a diminuir sua fome e também a controlar a ansiedade.
6- Controle o consumo de doces e escolha horários certos
Faça substituições inteligentes. Você pode perceber que uma banana com canela, um iogurte com cereal ou alguma sobremesa saudável que você mesma tenha orgulhosamente preparado, pode substituir aquela enorme vontade de comer doces. Uma outra opção seria comer uma sobremesa (exemplo: chocolate amargo) após as refeições, assim a absorção será mais lenta e as fibras reduzem a absorção do açúcar.
Enfim, conheça novos alimentos, coloque a criatividade em dia e realize pratos e pequenos lanches de forma mais saudável. Com o tempo você vai perceber que aqueles alimentos que antes eram indispensáveis, mas que não faziam tão bem, podem ser substituídos por muitos, que além de deliciosos, te auxiliarão na perda e manutenção de peso.
A reeducação alimentar faz você mais feliz e mais saudável!
Alimente-se bem e viva melhor!