Batata-Doce: a queridinha por muitos que querem entrar em forma!
Com seu formato irregular, sabor adocicado e rica em “carboidratos do bem” essa raiz é a queridinha por muitas pessoas que querem manter o peso em dia e ter energia suficiente para praticar atividade física.
Você sabe porque a BATATA-DOCE é incluída por muitas pessoas na alimentação?
Rica em carboidrato de médio índice glicêmico, o que significa uma absorção mais lenta, liberando glicose aos poucos na corrente sanguínea sem estimular muito o hormônio chamado insulina. Esse hormônio é produzido pelo pâncreas e em excesso é responsável pelo acúmulo de gorduras, principalmente na região abdominal.
O amido resistente encontrado na batata-doce, e também encontrado na banana verde por exemplo, reduz o risco de diabetes e de doenças cardiovasculares, pois diminui níveis de LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos (arrasta as moléculas de açúcar e gordura que serão absorvidas mais lentamente).
A maior sensação de saciedade também é consequência do amido resistente presente nesse alimento, ou seja, você vai demorar um tempo maior para sentir fome após a sua ingestão. Por esse motivo, é muito utilizado para o emagrecimento (consumo de menor quantidade de alimentos ) e como pré-treino, pois vai garantir a energia que você precisa do começo ao fim do exercício.
Quando chega ao intestino o amido resistente é fermentado pelas bactéricas do bem, provocando o aumento do bolo fecal, auxiliando na prevenção de constipação, diverticulite, hemorroidas, doenças inflamatórias do intestino e formação de células cancerígenas (câncer de cólon).
Além deses benefícios, é rica em Vitaminas e Minerais (vitamina A e do complexo B, Magnésio, Fósforo, Cálcio e Potássio) e antioxidantes (batata-doce roxa) que contribui no combate aos radicais livres, gerado em excesso na atividade física, e evita o envelhecimento precoce.
A batata-doce pode ser utilizada em diversas preparações, por exemplo, preparo de panqueca para o café da manhã, assada, cozida ou grelhada como opção de carboidrato do seu almoço, salgado saudável no seu lanche da tarde (exemplo: batata-doce para a massa + frango desfiado para o recheio) ou sopa para o jantar. Lembra-se que você não precisa retirar a casca para o preparo dessa raiz.
Mesmo depois de todas essas qualidades, não podemos esquecer que existem outras fontes de carboidratos, como por exemplo o inhame e a mandioca, que possuem o índice glicêmico menor que a batata-doce e são ótimas opções para as suas refeições. A alimentação equilibrada e com variedade é importante para a sua saúde!
Alimente-se bem e viva melhor!