
Betacaroteno e prevenção de arteriosclerose coronária
A arteriosclerose caracteriza-se pelo acúmulo de depósitos de gordura nas células que revestem a parede de uma artéria coronária e, em consequência, obstruem a passagem do sangue.
O organismo possui um sistema de defesa antioxidante para diminuir os danos causados às células pelas espécies reativas de oxigênio. O sistema de defesa está constituído em um grupo de substâncias que para estar presente com concentrações baixas em relação ao substrato oxidável, retardam ou previnem significativamente a oxidação deste. Entre as substâncias que desempenha papel antioxidante e função de neutralizar os radicais livres estão os carotenoides, flavonoides e vitamina E, que impedem que danos sejam causados nas membranas da célula.
Dietas antioxidantes
Populações com dietas ricas em substâncias antioxidantes apresentam baixa incidência de arteriosclerose coronária, pois os antioxidantes aumentam a resistência do LDL-c à oxidação. Alguns estudos realizados demonstraram que níveis plasmáticos elevados de antioxidantes estão relacionados com a diminuição de doenças cardiovasculares.
Dentre os antioxidantes, merece destaque o betacaroteno, presente em alimentos com pigmentação amarela, laranja ou vermelha (tomate, abóbora, pimentão, laranja), que é um potente antioxidante com ação protetora contra doenças cardiovascular e coronária. A oxidação do LDL (lipoproteína de baixa densidade) é fator crucial para o desenvolvimento da aterosclerose e o betacaroteno atua inibindo o processo de oxidação da lipoproteína.
Referências:
BARBOSA, K.B.F.;COSTA, N.M.B.; ALFENAS, R.C.G.; PAULA, S.O.;MINIM, V.P.R,; BRESSAN, J.; Estresse oxidativo: conceito, implicações e fatores modulatórios. Rev. Nutr., Campinas, 23(4): 629-643, jul./ago., 2010.
CATANIA, A. S.; BARROS, DE C. R.; FERREIRA. S. R. G. Vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes e risco cardiometabólico: controvérsias e perspectivas. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, São Paulo, v. 53, n. 5, jul. 2009.
OLIVEIRA T.T.; SILVA, R.R.;DORNAS, W.C.; NAGEM, T.J.; flavonoides e aterosclerose. RBAC, vol. 42, n.1, p.49-54, 2010.