
Chá: uma ótima opção para o seu dia-a-dia
O CHÁ é uma das bebidas mais consumidas e mais antigas do mundo (os primeiros relatos de seu uso datam do século 27 a.C.). Seja no frio, para aquecer o nosso corpo, ou no calor com a opção gelada o chá é um tipo de bebida que deveria ser incluída por todos na alimentação diária. Ótima fonte de antioxidantes, contribui para a redução na formação de radicais livres e, portanto, proteção das nossas células (prevenção de uma série de alterações no nosso organismo que poderiam dar início à uma doença).
Para você obter todos esses benefícios deve-se consumir em torno de 2 à 3 xícaras de chá por dia e variar bastante o tipo da bebida preparada (não consumir sempre o mesmo tipo de chá). Inclua essa bebida no seu café da manhã, lanche da manhã, tarde ou ceia, mas não se esqueça que no período noturno (após às 17 horas) você não deverá utilizar nenhum ingrediente que possa atrapalhar o seu sono (exemplo: chá mate, preto, verde, branco são ricos em cafeína).
Você pode preparar o chá com apenas um tipo de folha, flor, raiz ou especiarias, mas a combinação de ingredientes podem deixar essa bebida, além de uma ótima fonte de antioxidantes, com um maior potencial para desinchar (diurético), aumentar a disposição e energia para o dia-a-dia (energético), acelerar o metabolismo e com isso contribuir para a perda de peso e queima das gorduras (termogênico), reduzir a ansiedade, acalmar e relaxar (relaxante) e contribuir com a redução das atividades inflamatórias presente no seu organismo (anti-inflamatório).
O modo de preparo do chá também pode influenciar nos seus benefícios, por isso fique atento ao método correto que ainda pode gerar muitas dúvidas. Veja as dicas que preparamos para você:
1 – Para preparar o chá despeje a água fervendo sob a erva ou flor escolhida, abafe e deixe em infusão em torno de 10 minutos, tempo necessário para que os princípios ativos passem para a água.
2 – Para o uso de raízes (exemplo: gengibre) , casca de frutas (exemplo: laranja e maçã) e condimentos (exemplo: cravo e canela), o processo de preparo será diferente . Deixe ferver junto com a água os ingredientes, em panela tampada por cerca de 10 minutos.
3 – Depois de preparado, o conselho é consumir o chá imediatamente devido a maior concentração de antioxidantes. Caso não seja possível, armazenar em garrafa térmica ou em geladeira e consumir no tempo máximo de 12 horas.
4 – Não se esqueça de consumir o chá sem adoçar, seja açúcar ou adoçante, você não pode perder os benefícios dessa bebida!
Vale lembrar que os chás instantâneos (pó) ou comercializadas prontos (líquidos em garrafas, caixinhas ou latinhas) são acrescentados de sabor/aroma artificial, adoçantes e possuem concentração muito baixa da erva, portanto NÃO são indicados para o consumo.
Os saquinhos de chá podem ser consumidos, mas fique atento ao rótulo do produto (ingredientes), pois apresentam menor concentração do que os chás preparados diretamente com a erva. Para obter os efeitos benéficos com esse tipo, uma opção é você concentrar a preparação com 02 ou 03 saquinhos para o preparo de 01 xícara de chá.
Já tomou o seu chá de hoje?
A sua saúde depende de você!
Está sem criatividade para novos sabores? Fique atento ao próximo post que vamos colocar algumas receitas para você!
Alimente-se bem e viva melhor!