
Chocolate | a delícia da Páscoa
O chocolate é um produto de alta palatabilidade, apreciação e consumo, que movimenta grande parte da economia alimentícia do mundo. É obtido através da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa ou líquor de cacau, cacau em pó e manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo no mínimo 25% (g/100 g) de sólidos totais de cacau.
A composição do chocolate varia em todo mundo, podendo conter a adição de açúcar, leite e/ou outros componentes. Além disso, os chocolates são encontrados na forma líquida, pastosa ou sólida, com sabor variando do doce ao amargo.
Os flavonoides, presentes em altas concentrações no cacau, possuem efeitos anti-inflamatórios: apresentam efeito antioxidante, melhoram a função endotelial por aumentar a bioatividade do óxido nítrico, inibem a oxidação do LDL, promovem o aumento de HDL e parecem reduzir os níveis de marcadores inflamatórios. Os flavonoides do chocolate estão presentes no líquor do cacau.
Sendo assim, chocolates com alto teor de cacau apresentam maiores quantidades de polifenóis, entre eles os chocolates amargos, seguidos dos meio-amargos.
Ao contrário, os chocolates brancos contem apenas a manteiga de cacau, não apresentando estes compostos com reconhecida atividade antioxidante. Dentre os principais flavonóides encontrados no chocolate, estão as catequinas, destacando-se as epicatequinas, e as procianidinas.
Ainda, em estudos, o consumo de chocolate parece melhorar a vasodilatação fluxo-mediada em indivíduos saudáveis, portanto, parece ainda existir uma relação inversa do consumo de flavonoides e mortalidade cardiovascular.
O importante é manter sempre o consumo moderado, independente se o chocolate é amargo ou ao leite, 40% ou 70% de cacau. Para isso, um nutricionista pode ajudá-lo.
Referências:
Ramirez-Sanchez I, Maya L, Ceballos G, Villarreal F. Fluorescent detection of (-)-epicatechin in microsamples from cacao seeds and cocoa products: Comparison with
Folin-Ciocalteu method. J Food Compost Anal. 2010;23(8):790-3.
Gómez-Juaristi M, Torres LG, Bravo L, Vaquero MP, Bastida S, Sánchez-Muniz FJ.
Efectos beneficiosos del chocolate en la salud cardiovascular. Nutr Hosp. 2011; 26:289- 92.
Khan N, Khymenets O, Urpí-Sardà M, Tulipani S, Garcia- Aloy M, Monagas M, et al.
Cocoa polyphenols and inflammatory markers of cardiovascular disease. Nutrients. 2014;6(2):844-80.
Grassi D, Desideri G, Necozione S, di Giosia P, Barnabei R, Allegaert L, et al. Cocoa consumption dose-dependently improves flow-mediated dilation and arterial stiffness decreasing blood pressure in healthy individuals. J Hypertens. 2015;33(2):294-303.