
Coliletíase e a importância da nutrição
A vesícula biliar é um órgão anexo ao fígado e componente importante do sistema digestório humano.
A bile é um líquido verde-castanho formado por colesterol e outros ácidos graxos, tendo a função de emulsificar as gorduras dos alimentos a serem digeridos.
A colelitíase, que é formação de cálculos nas vesículas biliares, é mais prevalente em mulheres, grávidas, em terapia hormonal, em uso de anticoncepcionais ou com idade superior a 60 anos.
O sedentarismo, as perdas de peso rápidas decorrentes de dietas de baixas calorias e ser latino-americano ou nativo americano são fatores de risco para a ocorrência de cálculos biliares.
A deficiência de vitamina D é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de vesícula biliar.
Porém, níveis séricos adequados dessa vitamina atuam como um fator protetor para o desenvolvimento de cânceres específicos do sistema digestório, como esôfago, estômago, colón, reto, pâncreas e de vesícula biliar.
Há uma influência da alimentação na prevenção e no desenvolvimento de diversas afecções das vias biliares, como a colelitíase, portanto, procure acompanhamento de um nutricionista para que você realize suas refeições de forma saudável e equilibrada.
Referências:
Marcason W. What medical nutrition therapy guideline is recommended post-cholecystectomy? J Acad Nutr Dietet. 2014;114(7):1136.
del Pozo R, Muñoz M, Dumas A, Tapia C, Muñoz K, Fuentes F, et al. Efecto de la ingesta de vitamina C en el proceso de formación de cálculos biliares de colesterol. Rev Med Chile. 2014;142(1):20-6.
Menezes HL, Fireman PA, Wanderley VE, Menconça AM, Bispo RK, Reis MR. Estudo randomizado para a avaliação da dieta hipolipídica nos sintomas digestivos no pós-operatório imediato da colecistectomia por videolaparoscopia. Rev Col Bras Cir. 2013;40(3):203-7.