
Consumo de proteína vegetal e diabetes
O tipo de proteína da dieta pode ter impacto nas doenças metabólicas como diabetes, e pesquisas recentes têm mostrado que o aumento no consumo de fontes vegetais pode reduzir este risco.
Um estudo finlandês realizado com 2332 homens mostrou que a substituição de 1 % do consumo energético total de proteína animal por proteína vegetal reduziu em 18% o risco de diabetes mellitus tipo 2. O consumo de proteínas de ovos também foi correlacionado com redução do risco desta desordem metabólica.
Em outra análise, conduzida com pacientes diabéticos, observou-se que intervenção nutricional com aumento no consumo de proteínas vegetais e, consequentemente, aumento no consumo de compostos bioativos advindos destas fontes, gerou reduções significativas no perfil glicídico, bem como aumento na atividade antioxidante. Os autores ainda mostraram benefícios na microbiota intestinal, dado que pode contribuir com a redução da inflamação – considerada como fator de risco para o desenvolvimento da doença.
De forma complementar, um estudo realizado com indivíduos chineses diagnosticados com diabetes, enfatizou que melhorar a qualidade da dieta, com aumento no consumo de fontes proteicas de origem vegetal e redução de proteínas de origem animal, promoveu redução do risco de desordens metabólicas associadas à diabetes, como a obesidade.
Existem diversos alimentos de origem vegetal em nossa rica biodiversidade. Dentre os convencionais, podemos citar as leguminosas – como feijões, lentilha e grão-de-bico – como as principais fontes. Ainda, podemos contar com as plantas alimentícias não convencionais como a ora-pro-nobis e taioba.
O consumo desses alimentos deve ser incentivado dentro de um planejamento adequado e individualizado.
Referências:
VIRTANEN, H.E.K.; KOSKINEN, T.T.; VOUTILAINEN, S. et al. Intakeofdifferentdietaryproteinsandriskoftype 2 diabetes in men: theKuopioIschaemic Heart DiseaseRiskFactorStudy. Br J Nutr; 117(6): 883-893, 2017.
VERA, I.M.; TAPIA, M.S.; NORIEGA-LOPEZ, L. et al. A dietaryinterventionwithfunctionalfoodsreducesmetabolicendotoxaemiaandattenuatesbiochemicalabnormalitiesbymodifyingfaecal microbiota in peoplewithtype 2 diabetes. Diabetes Metab; 2018. doi: 10.1016/j.diabet.2018.09.004.
MACIEL, V.B.V.; YOSHIDA, C.M.P.; GOYCOOLEA, F. Agronomiccultivation, chemicalcomposition, functionalactivitiesandapplicationsofPereskiaspecies – a mini review. CurrMedChem; 2018. doi: 10.2174/0929867325666180926151615.
SALTER, A.M. The effectsofmeatconsumptiononglobolhealth. RevSci Tech; 37(1):47-55, 2018.