
Dieta vegana no esporte
O veganismo, diferentemente do vegetarianismo, exclui todos os produtos de origem animal, como ovos, leite e derivados e mel, por exemplo. Há ainda divergências sobre os efeitos na saúde dos adeptos à uma dieta vegana, especialmente no esporte, sendo necessário um planejamento adequado para garantir as necessidades dietéticas desses indivíduos.
De acordo com a posição da American Dietetic Association (ADA), as dietas veganas planejadas adequadamente apresentam benefícios para a saúde. Essas dietas apresentam vantagens da alimentação por serem ricas em produtos de origem vegetal, colaborando assim, para a prevenção de doenças cardiovasculares.
Um planejamento do plano alimentar vegano adequado, deve-se atentar, principalmente para as proteínas e alguns micronutrientes como a vitamina B12, ferro, zinco, cálcio e ácidos graxos essenciais, visto a menor biodisponibilidade em alimentos de origem vegetal. É possível alcançar as necessidades energéticas e nutricionais de praticantes de atividades esportivas e atletas, através da dieta vegana.
Ressalta-se a importância do acompanhamento de um profissional nutricionista para um planejamento adequado, garantindo o aporte de macronutrientes e micronutrientes necessários.
Referências:
Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). São Paulo. 2012. Disponível em: Acesso em 12/2018.
Souza, A.C.; Araújo, A.P.; Alvarenga, D.; Freitas, L.; Zamagno, M. Alimentação Vegetariana. Universidade Federal de Juiz de Fora. ICB. Departamento de Nutrição. Brasil, Juiz de For a. 2010.
Farmer, B.; Larson, B.T.; Fulgoni Iii, V.L.; Rainville, A.J.; Liepa, G.U. A Vegetarian Dietary Pattern as a Nutrient-Dense Approach to Weight Management: An Analysis of the National Health and Nutrition Examination Survey 1999-2004. Journal of the American Dietetic Association. Vol. 111. Núm. 6. p.819-827. 2011.