É MAIS DIFÍCIL EMAGRECER APÓS OS 30, mas não é impossível!
Conforme os anos vão passando, as dietas e os exercícios parecem não responder mais como antes. Isso, infelizmente, não é mentira, uma vez que é a partir deste momento que o organismo passa a desacelerar e a gastar menos energia nas atividades do dia a dia, o que contribui no aumento de peso ou na dificuldade de perdê-lo.
Então, o que eu devo fazer? Realizar dietas ainda mais restritivas?
De forma alguma. Cada organismo necessita de uma quantidade mínima de energia para realizar as funções vitais. Portanto, restringir de forma radical a sua alimentação, além de não ajudar, irá prejudicar sua saúde. Você precisa acelerar o seu metabolismo e para isso segue abaixo algumas dicas.
1- Pratique exercícios: o ideal é mesclar exercícios aeróbicos, como corrida, bicicleta e natação, com treino de força, como musculação ou funcional, para perda de calorias e ganho de massa magra. Após a prática do exercício, o organismo ainda gasta energia por mais tempo em uma velocidade alta.
2- Alimente-se de 3 em 3 horas: alimente-se de forma balanceada de 3 em 3 horas. O correto é realizar refeições pequenas entre o café da manhã, almoço e jantar. Não comer frequentemente pode levar a um metabolismo mais lento e a uma maior reserva de gordura.
3- Beba água: a água é essencial e você deve tomar no mínimo de 8 a 10 copos por dia. A ingestão da quantidade correta de água vai ajudar a acelerar o metabolismo e eliminar o sódio e toxinas.
4- Alimente-se bem: uma alimentação balanceada e de qualidade, na quantidade em que seu organismo necessita para realizar suas funções de forma saudável, irá ajudar no desempenho das atividades do seu corpo.
5- Adicione alimentos termogênicos em sua alimentação: esses alimentos, além de acelerarem o metabolismo, aumentam a temperatura do nosso corpo. Desta forma, o organismo se obriga a gastar mais energia durante o processo digestivo, o que contribui para a queima de calorias total do dia. Alguns exemplos: canela, pimenta vermelha, bebidas a base de cafeína, alimentos ricos em ômega 3, cacau, entre outros.
E lembre-se que tudo deve ser feito com moderação e de acordo com as necessidades do seu organismo. O ideal é sempre consultar um profissional nutricionista para a adequação do seu plano alimentar.
Alimente-se bem e viva melhor!