É POSSIVEL COMER BEM E DE MANEIRA SAUDÁVEL FORA DE CASA?
“Existem as mais variadas opções, mas isso não pode e nem deve ser uma desculpa para não se manter uma refeição equilibrada”.
Diante de uma rotina, cada vez mais atribulada, muitas pessoas não conseguem realizar uma refeição de forma tranquila no conforto de suas casas e acabam por procurar serviços de alimentação focados em praticidade e rapidez, próximos aos locais de trabalho.
Logo de cara, encontra-se o primeiro desafio: qual o melhor local para realizar as minhas refeições? A dúvida, às vezes, pode ser cruel, portanto foque na sua saúde e cuide da escolha do local.
Existem as mais variadas opções, mas isso não pode e nem deve ser uma desculpa para não se manter uma refeição equilibrada. Cada vez mais, há a disposição, empresas que oferecem alternativas saudáveis para quem se preocupa com a boa alimentação, mas não possui muito tempo. Lanche natural, marmitas e marmitex com opções de grelhados e restaurantes com sistema self-service, podem ser boas alternativas. Outra dica aqui, é dar preferência a estabelecimentos com boas condições de higiene e que tenha grande movimento, pois isso garante alta rotatividade dos alimentos e comida sempre fresca.
A GRANDE DÚVIDA: O QUE COMER?
Mais uma vez o problema aqui é a variedade. Portanto, seguindo alguns cuidados, fica mais fácil não cometer exageros.
- Em restaurantes por quilo, embora haja opções mais saudáveis, existem também alimentos muito gordurosos. Procure observar todas as opções antes e vá diretamente naquela que você acha ser a melhor escolha.
- A tentação é enorme, mas evite pegar um pouquinho de cada alimento para não exagerar na quantidade de comida.
- Opte sempre por alimentos assadas, grelhados ou cozidos que possuem menor quantidade de gordura em seu preparo.
- Não se esqueça de consumir legumes e verduras e evite a monotonia. Experimento novos sabores que não costuma consumir em casa. O prato deve estar sempre colorido, quanto mais cores, mais nutritivo;
- Mastigue devagar e, se for possível, consuma a salada antes do restante dos alimentos. Seu organismo leva em torno de 20 minutos para transmitir a sensação de saciedade e, comendo lentamente, menor é a possibilidade de exagerar na refeição.
- Consuma apenas um alimento fonte de proteína (como carnes, frangos, peixes e ovos) e um carboidrato (como arroz, batata, purê, farofa). Prefira sempre os integrais.
- Cuidado com os molhos para salada. Dê preferência a um pouco de azeite e limão como temperos.
- Quando chegar à sobremesa, opte pelas frutas. Elas são uma delícia e uma ótima opção para refrescar um pouco desse calor.
E OS LANCHES INTERMEDIÁRIOS?
O ideal é comer de 3 em 3 horas, portanto faça pequenas pausas durante o expediente de trabalho para comer algo. Pode ser alimentos trazidos de casa, como frutas, iogurte desnatado, nozes, barras de cereais ou caso haja a possibilidade de ir a um local próximo ao trabalho, dê preferência a um suco de frutas e a um lanche natural. E não se esqueça: na hora do tradicional cafezinho, evite o uso de açúcar e adoçantes para adoçar.
Como se pode perceber, comer bem e de maneira saudável fora de casa exige um pouco de determinação, mas é possível sim. Dedique-se a você e a sua saúde. Não há nada mais importante!
Alimente-se bem e viva melhor!