Higienização de Hortifrútis: como fazer?
As frutas, legumes e verduras podem ser contaminadas durante o cultivo por fezes humanas ou de animais, por água contaminada e, até mesmo, durante a armazenagem, se não for feita em local limpo. Portanto, deve-se realizar o processo de higienização de hortifrútis antes do consumo, com exceção dos alimentos que serão utilizados sem casca (exemplo: laranja, mexerica, banana e outras) ou em preparações cozidas.
Quer aprender como realizar esse processo fácil em sua casa?
O passo a passo abaixo realizado com as verduras podem ser utilizado também para legumes e frutas.
1 – Selecionar as partes próprias e descartar as inadequadas (amareladas ou murchas) para o consumo.
2 – Lavar em água corrente potável, folha por folha ou unidade por unidade, para retirar toda sujeira e terra aderidas (sujidades visíveis).
3 – Preparar a solução clorada com 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água ou utilizar algum outro produto vendido comercialmente (hipoclorito de sódio). Atenção: verificar no rótulo da água sanitária se ela pode ser utilizada em alimentos.
4 – Desinfetar os alimentos por imersão em solução clorada de acordo com o tempo determinado pelo fabricante (verificar o rótulo do produto).
5 – Após o tempo de imersão, enxaguar em água potável.
6 – Retirar o excesso de água deixando escorrer bem e no caso das verduras utilizar, preferencialmente, uma centrífuga para secar bem as folhas.
7 – Pronto! Você pode servir imediatamente ou armazenar os hortifrútis protegido sob refrigeração. Dica: para aumentar a durabilidade das verduras, realizar o armazenamento em camadas, alterando as verduras com o papel toalha. A umidade é a responsável por estragar facilmente as folhas, e com o papel toalha a água é absorvida conservando melhor as verduras.
É muito simples você garantir a saúde de sua família.
Alimente-se bem e viva melhor!