
Importância do ômega 3 na prevenção da aterosclerose
Aterosclerose é o acúmulo de placas lipídicas nas paredes das artérias, causando obstrução do fluxo sanguíneo. As placas podem se romper e provocar oclusão aguda da artéria por meio de coágulos. Em geral, a aterosclerose não apresenta sintomas até a ruptura das placas ou quando o acúmulo é grave o suficiente para obstruir o fluxo sanguíneo. Um acidente vascular cerebral pode ser o primeiro sintoma de aterosclerose carotídea.
Ômega 3 para tratamento da aterosclerose
Segundo a V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose (2015), os ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 exercem atividade cardioprotetora, por meio da diminuição da lipogênese hepática, contribuindo de forma significativa para a redução de triglicérides.
Nesse sentido o ômega 3 é um adjuvante no tratamento da hipertrigliceridemia. A ingestão do mesmo entre 2 a 4g ao dia pode reduzir a concentração de triglicérides em ate 30%. Já para os indivíduos levemente hiperlipidêmicos ou limítrofes, doses de 1,5 g por dia auxiliam na redução entre 2 e 51% nos níveis de triglicérides.
A ingestão adequada de ômega 3 traz comprovadamente diversos benefícios ao organismo, como a promoção da boa saúde do coração e do cérebro, redução no nível de triglicérides, do estresse oxidativo e da aterosclerose, ação anti-inflamatória e antidepressiva. Encontramos o ômega 3 em peixes (principalmente o salmão e atum), linhaça, chia. Caso você necessite de suplementação, procure um nutricionista para que ele possa lhe ajudar!
Referência:
Xavier, HT et al. Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da aterosclerose. Arquivos brasileiros de Cardiologia. 2013; 101(4): S1.