
Início da primavera e Alimentação saudável
Inverno está terminando e se aproxima a Primavera. Independente da modificação da estação, não podemos esquecer que uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos podem atuar na prevenção e tratamento de várias doenças.
Como na estação das flores os dias são mais quentes, opte por uma alimentação rica em frutas, legumes, folhosos, cereais integrais e principalmente líquidos em geral para uma adequada hidratação. Os alimentos típicos dessa estação são fontes de betacaroteno, licopeno, flavonoides, como a abóbora, berinjela, cenoura, morango e tomate.
Já que estamos falando de flores, é interessante conhecer as plantas comestíveis, como o amor perfeito (Viola tricolor L.), a calêndula (Calêndula officinalis L.) e a capuchinha (Tropaeolum majus L.), utilizadas principalmente com fins decorativos ao invés de nutritivos, por sua beleza e coloração atrativa.
O amor-perfeito floresce durante todo o ano, sendo suas flores hermafroditas. Apresenta em geral as cores roxa, branca e amarela. As pétalas do amor-perfeito quase não têm sabor, porém se for usada a flor inteira possui aroma e sabor suaves. Pode ser utilizada em bebidas, saladas de frutas, carnes e sopas.
A calêndula, conhecida popularmente como margarida dourada, floresce principalmente no final da primavera e possui coloração de amarela a laranjada, sendo rica em óleos essenciais (0,1-4 %), alcoóis triterpenos (2-5 %) e flavonóides na forma livre. Atualmente, tem sido objeto de estudo principalmente em relação ao cultivo comercial
para fins farmacêuticos e cosméticos.
A planta de capuchinha possui ampla utilização, existindo relatos de seu uso como planta medicinal, melífera, corante natural, hortaliça não-convencional e ornamental.
Devido à beleza de suas flores e folhagem é utilizada em projetos de paisagismo (BREMNESS, 1993). Sua utilização culinária vem se acentuando cada vez mais nos centros gastronômicos em saladas frias, sucos, como também na finalização de pratos.
As flores comestíveis, apesar de pouco conhecidas e utilizadas como alimentos, podem conter vários compostos bioativos, quando comparadas a outras frutas e vegetais, comercializados e consumidos rotineiramente pela população. Gostou da ideia? Procure sempre um nutricionista para te auxiliar na rotina alimentar diária.
Referências:
ALMEIDA, M. M. B.; SOUSA, P. H. M.; ARRIAGA, A. M. C.; PRADO, G. M.;
MAGALHÃES, C. E. C.; MAIA, G. A.; LEMOS, T. L. G. Bioactive compounds and antioxidant activity of fresh exotic fruits from northeastern Brazil. Food Research International, v. 44, n. 7, p. 2155-2149, 2011.
KAISOON, O.; KONCZAK, I.; SIRIAMORNPUN, S. Potential health enhancing
properties of edible flowers from Thailand Food Research International. Functional Foods and Nutraceuticals, v. 46, p. 563–571, 2012.