Kefir: conheça os benefícios para a sua saúde.
Os grãos de kefir, aparência de uma couve flor, foram descobertos na antiguidade, condições difíceis de simular atualmente. Multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais ativos ficam e aumentam mais rapidamente o seu tamanho, por causa disso, são tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são passadas oralmente. Uma vez obtido os grãos você pode ter kefir para sempre em sua casa, basta cultiva-los corretamente.
A complexidade dos grãos de kefir ainda não foi completamente decifrada pela ciência, é composto por uma colônia de microrganismos simbióticos imersa em uma matriz de polissacarídeos e proteínas. Sabe-se que é composto por leveduras, bactéricas acéticas, lactobacilos, ácido fólico, vitaminas, cálcio, fósforo, gordura, magnésio, lactose, potássio, proteínas e vários aminoácidos benéficos.
Os grãos de kefir cultivado em leite produz o kefir, uma bebida fermentada a partir dos microrganismos benéficos presentes naturalmente nos grãos. As bactérias do ácido láctico transformam a lactose do leite em ácido láctico, assim o kefir possui gosto azedo como o iogurte, porém tem uma consistência mais fina.
Você pode consumir o kefir com frutas, granolas, batido como vitaminas ou shakes, preparo de coalhada seca, molhos para saladas, preparo de receitas como substitutos do iogurte, outros.
É um alimento probiótico potente, ou seja, possuem bactérias benéficas que resistem ao meio ácido do estômago e chegam ao intestino colonizando a mucosa intestinal, eliminando as bactérias “ruins” (patogênicas) e promovendo diversos benefícios para a sua saúde.
Dentre os inúmeros benefícios do consumo de kefir, os principais são:
1. Propriedades antibacterianas potentes: alguns probióticos do kefir atuam contra infecções e isso inclui o probiótico Lactobacillus kefiri, que é exclusivo dele, e estudos mostram que este probiótico pode inibir o crescimento de várias bactérias “ruins”, como Salmonella, Helicobacter Pylori, e E. coli.
2. Proteção da saúde óssea e redução do risco de osteoporose: o kefir feito a partir de laticínios é uma excelente fonte de cálcio. Se produzido a partir de produtos lácteos sem a retirada da gordura (integral), contém vitamina K2 com benefícios importantes para a saúde óssea.
3. Proteção contra o câncer: alguns estudos em tubos de ensaio e em animais mostraram que o kefir pode inibir o crescimento de células cancerosas. Isto ainda não foi estudado em pessoas.
4. Os Probióticos podem ajudar em vários problemas digestivos: ajudam a restaurar o equilíbrio de bactérias amigas no intestino e é por isso que eles são altamente eficazes para muitas formas de diarreia, além de melhorias em caso de constipação, ou seja, contribui para o equilíbrio da flora intestinal. Eles também podem levar a grandes melhorias em várias doenças do aparelho digestivo, como síndrome do intestino irritável e úlceras causadas por infecção por H. pylori.
5. O kefir é geralmente bem tolerado por pessoas que são intolerantes à lactose: as bactérias lácticas já pré-digerem a lactose no kefir. Pessoas com intolerância à lactose, muitas vezes podem ingerir o kefir sem problemas.
6. Melhora dos sintomas de alergia e asma: em estudos em animais, o kefir foi mostrado eficientes para suprimir as respostas inflamatórias relacionadas à alergia e asma. São necessários estudos em humanos para explorar melhor estes efeitos.
7. Melhora nos níveis de LDL colesterol.
Ganhou grãos de kefir por doação? Quer saber como cuidar?
Fique atento ao nosso próximo post que explicaremos o passo a passo e dicas para os cuidados.
Alimente-se bem e viva melhor!
Fonte:
http://www.kefir.com.br
https://essentialnutrition.com.br/conteudos/beneficios-kefir/