Kefir de Leite: como cuidar dos grãos?
Agora que você já sabe sobre o Kefir e seus benefícios para a saúde, vamos ao passo a passo de como cuidar dos grãos de leite.
Você vai precisar reservar de 5 a 10 minutos do seu dia a dia para cuidar dos grãos de Kefir.
Para iniciar providencie os utensílios adequados e deixe tudo separado para o uso exclusivo com o kefir: peneira de naylon, uma colher de plástico, um recipiente de vidro com tamanho compatível para a quantidade de leite. Atenção: não podemos utilizar utensílios de metal e inox e para manter a fermentação o recipiente deverá ser exclusivamente de vidro.
Preparamos as orientações que você precisa para cuidar dos grãos de kefir:
1. Antes de iniciar, verificar se os utensílios estão limpos e caso necessário lavar e secar adequadamente. Cuidado para não deixar resíduos de detergente. Disponha dos materiais em uma bancada limpa e higienize bem as mãos antes de iniciar o processo.
2. Providenciar um recipiente com tamanho compatível e coar para separar o leite fermentado dos grãos de kefir.
3. O que passou pela peneira é o kefir. Tampar e armazenar na geladeira e consumir por no máximo 3 dias (72 horas).
4. O que ficou na peneira são os grãos de kefir, a colônia de microrganismos. Você vai observar que com o tempo a colônia cresce e por isso sempre realizamos doações. Enxaguar delicadamente os grãos com água mineral (dica: não jogar a água diretamente nos grãos). Deixar escorrer. Existem algumas recomendações que dizem que não precisamos lavar o kefir diariamente, mas eu particularmente faço esse procedimento diário.
5. Em um recipiente de vidro, colocar um novo leite e os grãos de kefir que estão na peneira. Algumas dicas:
– Você pode utilizar leite de vaca, búfala, ovelha, cabra de qualquer tipo, ou seja, integral, semidesnatado ou desnatado. Os leites sem lactose, enriquecidos e leites vegetais (soja, coco, amêndoas, arroz, etc) não podem ser utilizado para o cultivo de kefir .
– A quantidade de leite vai variar de acordo com o tamanho da sua colônia. Uma média para referência é 250 mL de leite para cada colher de grão de kefir. Lembre-se sempre de escolher um recipiente com tamanho compatível, pois o leite deverá cobrir a colônia e ainda sobrar um espaço sem leite na parte de cima, ou seja, o recipiente não pode ficar completamente cheio.
6. Tampe o recipiente para evitar contaminação externa e entrada de pragas e insetos, mas utilize algo que possibilite que o Kefir respire e que o gás carbônico produzido durante a fermentação seja liberado. Aconselho utilizar um filme plástico furado com a ponta de faca (faça vários furinhos no plástico para permitir a respiração) ou um tule ou tecido de “fraldinha” de bebê, você pode prender com um elástico ou amarrando no recipiente. Cuidado com os “furos”, pois devem ser pequenos e não permitir a contaminação.
7. Deixe o recipiente em temperatura ambiente sem incidência de luz solar direta. Deixe por 24 até 48 horas para o processo de fermentação. Geralmente utilizamos o tempo de fermentação de 24 horas, mas se a temperatura ambiente estiver muito alta a fermentação pode acontecer em 12 horas.
– A evolução do processo de fermentação é melhor com temperaturas em torno de 22ºC a 30ºC e por isso sempre vai variar, em dias mais frios a fermentação será mais lenta, em dias mais quentes mais rápida.
– Você vai verificar o processo de fermentação, pois o leite estará mais espesso e/ou ocorrerá separação de duas fases, soro e leite.
8. Após esse tempo, você irá repetir todo o processo e colocar os grãos de kefir em um novo leite. Esse processo deve ser realizado diariamente e se realizado com cuidado os grãos de kefir possuem durabilidade alta.
Alguns esclarecimentos quanto as dúvidas que podem surgir:
- Muitas vezes nossos grãos de kefir ficam viscoso (igual uma “gosma”) e achamos que está estragado. Fique tranquilo, esse é um sinal que sua colônia está ativa e essa é uma proteção para os grãos, por isso muito cuidado para lavar a colônia.
- Nunca consumir o Kefir que apresentar gosto ou cheiro estranho. É normal um sabor um pouco mais ácido, mas nunca cheiro e gosto totalmente desagradável. A cor dos grãos de Kefir de leite é sempre branquinho, se tiver algum escuro descartar, pois ele com certeza não está saudável.
- Se necessário, por exemplo em caso de viagem, você pode “inativar” os grãos de kefir em geladeira por um período. Peneirar o kefir, enxaguar com água mineral, deixar escorrer. Em um recipiente de vidro colocar um pouco de água mineral (quantidade suficiente para cobrir a colônia), colocar os grãos de kefir da peneira para esse recipiente, tampar e colocar sob refrigeração (geladeira). Quando retornar você deve escorrer essa água na peneira, enxaguar os grãos com água mineral e adicionar ao leite. Deixar por 24 horas, desprezar o leite, e realizar o passo a passo normalmente, o seu kefir já está pronto para ser utilizado. Vale lembrar, que pode demorar alguns dias para a atividade da colônia retornar, caso isso aconteça você pode desprezar esse leite até que o processo de fermentação retorne para a normalidade.
- Com o aumento da colônia você pode fazer a doação ou congelar. Caso realize o congelamento, o processo para descongelamento e ativação da colônia é o mesmo descrito acima, mas o tempo para a ativação da colônia pode se rum pouco maior.
Ainda está com alguma dúvida em relação aos cuidados do kefir? A equipe da ACN Nutrição estará sempre a disposição para ajudar você. Entre em contato conosco.
Alimente-se bem e viva melhor!
Fonte:
Texto escrito pela nutricionista Aline Lana.