Kefir e Kombucha: qual a diferença?
Já falamos aqui no blog sobre os benefícios do consumo de Kefir e hoje vamos ressaltar a diferença entre kefir e kombucha.
Ambos são probióticos que contribuem com diversos benefícios para a nossa saúde e também atua na flora intestinal, proporcionando o crescimento de bactérias “boas” e eliminando as bactérias “ruins” do nosso organismo. Dúvidas sobre probióticos? Temos um texto no blog sobre esse assunto que vai te ajudar!
Diferentemente do Kefir, o kombucha é uma bebida a base de chá branco, preto ou verde, onde são acrescentadas culturas probióticas que consomem o açúcar na fermentação, a bebida se torna levemente gaseificada. O açúcar é o substrato para os microrganismos se desenvolverem e enriquecerem essa bebida com diversos nutrientes , além disso você pode ficar tranquilo que a bebida é pobre em carboidratos, pois a colônia consome o açúcar como fonte energética.
Na sua composição, encontra-se probióticos, ácido glucorônico, aminoácidos, leveduras, polifenóis, ácido glucônico e lático, enzimas e vitaminas do complexo B.
As duas bebidas possuem a mesma finalidade e benefícios, a diferença entre ambos é o sabor, modo de preparo e as cepas de microrganismos de cada colônia.
Orientamos e sugerimos o consumo de ambas as bebidas em sua alimentação. A variedade é sempre a melhor opção para a sua saúde. Para iniciar o consumo, inicie com pequenas quantidades e aumente gradativamente até a adaptação do seu organismo.
Hoje a bebida kombucha é vendida pronta e é encontrada facilmente em lojas de produtos naturais, mas também pode ser preparada em casa se você conseguir a doação das cepas probióticas.
Alimente-se bem e viva melhor!