
Melatonina e consumo de leite
Melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal de vertebrados a partir do aminoácido essencial triptofano e tem função na regulação circadiana e, principalmente, do sono. É produzida e secretada segundo um padrão rítmico, com pico secretório noturno e quase nenhuma síntese no período diurno.
Melatonina relacionada ao aumento da sonolência
O aumento dos níveis de melatonina está fortemente relacionado ao aumento da sonolência e redução da temperatura corporal. Estudos tem evidenciado que a melatonina induz o sono mediante a redução da temperatura corporal, provavelmente por meio de sua ação nos receptores existentes em vasos sanguíneos periféricos, resultando em vasodilatação e consequente atividade nos centros do sono do hipotálamo.
Ainda, a melatonina é considerada um potente antioxidante por ter a capacidade de captar moléculas reativas e regular a transcrição gênica de enzimas antioxidantes, como as glutationas peroxidases, podendo ser considerada como um hormônio antienvelhecimento. Além disso, alguns trabalhos demonstram também, seus benefícios na osteoporose.
Melatonina para melhoria do sono
A melatonina para uso por via oral é uma opção medicamentosa para a insônia do adulto e seu uso vem sendo estudado também em crianças com distúrbios neurológicos. Também já foi reportado o uso da melatonina para melhoria do sono em pacientes com doenças neurodegenerativas como Doença de Parkinson e Alzheimer, e ainda na melhoria da eficácia de oncoterapias.
As doses utilizadas de melatonina variam entre 0,3mg a 500 mg ao dia, as quais são administradas pelas vias endovenosa, oral, intramuscular ou nasal. Independentemente da via, após sua administração atinge nível de pico entre 60 a 150 minutos.
Assim como os seres humanos, bovinos também apresentam secreção de melatonina à noite, sendo que a concentração deste hormônio no leite noturno e no inverno é cerca de quatro vezes maior do que a melatonina presente no leite coletado durante o dia e no verão. Até o momento, sabe-se que o teor de melatonina no leite de vaca pode variar com a raça, período, alimentação, temperatura do ambiente e nível de estresse do animal.
De qualquer maneira, para quem sofre com variações no padrão do sono ou insônia persistente, o leite de vaca é uma ótima fonte de melatonina.
Caso seja necessária a suplementação do hormônio, procure um nutricionista!