News ACN – Edição de Maio

Por que investir em uma consultoria alimentar durante a pandemia?
- Toda crise traz oportunidades e, em breve, quando a economia reabrir para valer, quem estiver melhor preparado vai sair na frente.
- A higiene na alimentação ganhou ainda mais importância durante este período e entendemos que essa postura do consumidor será permanente.
- O cliente se sentirá sempre mais seguro em consumir em um estabelecimento que preze pela higiene, que tenha uma equipe bem treinada, que saiba apresentar seus produtos de forma adequada e que fortaleça seu fluxo de caixa com nossas dicas de economia.

Empresário tenha tempo para cuidar da estratégia do seu negócio!
Contar com uma equipe experiente e capacitada é a garantia para que você, empresário de estabelecimentos de alimentação, possa ter tempo e tranquilidade para pensar em novas estratégias para o seu negócio. Ao contratar a equipe da ACN Nutrição você receberá uma análise detalhada dos pontos que exigem melhorias em seu estabelecimento.
- Adequações no ambiente de preparo das refeições;
- Definição de normas para recebimento e armazenamento de matérias-primas e alimentos prontos;
- Elaboração de Manual de Boas Práticas exclusivo para atender às necessidades do seu restaurante, padaria, lanchonete, açougue, hamburgueria, marmitaria entre outros.
Elaboramos um plano de ação para corrigir o que for necessário e, com visitas periódicas, garantimos a manutenção das melhorias.

Dicas para economizar produtos de limpeza
Economia tem sido a palavra de ordem em muitos negócios. Por isso, a ACN Nutrição separou algumas dicas importantes para que seu restaurante, padaria, bar ou lanchonete, consiga uma boa redução de despesas na utilização dos produtos de limpeza, mantendo, é claro, a desinfeção e sanitização corretas. O objetivo final é gastar menos água, produtos, tempo e mão de obra.
– Substitua a linha doméstica pela linha institucional. Os galões em maior quantidade têm um valor mais elevado, mas com a diluição correta, a economia é garantida.
– Siga as instruções do rótulo. Muitas vezes pode parecer que utilizar uma grande quantidade de produto é o que garante sua eficácia e isso não é verdade. É preciso seguir as instruções corretas para que o produto tenha efeito.
– Use equipamentos que fazem a diluição. Alguns fornecedores de produtos disponibilizam os dosadores para as empresas que utilizam seus produtos. Essa é uma garantia de que a diluição será feita de forma correta gerando economia.
– Invista em cursos de capacitação da equipe para o manuseio correto de produtos químicos que podem ser perigosos. Siga sempre as instruções da FISPQ (ficha de segurança de produto químico). – Avalie a possibilidade de instalação de uma lava louças. Se utilizado corretamente o equipamento pode gerar uma boa economia de água, produtos e de tempo de mão de obra dos funcionários, em relação à lavagem manual da louça.
Como você padroniza e calcula os pratos do seu cardápio?
O processo de elaboração do cardápio é bem mais complexo do que parece. Para manter a qualidade, além da preocupação em atender as necessidades nutricionais do consumidor, os estabelecimentos precisam padronizar a montagem do prato e calcular as porções exatas de cada ingrediente.
Outro cuidado muito importante é calcular o valor final daquela preparação, considerando todos os custos envolvidos no preparo. Neste caso é preciso considerar o receituário padrão, modo de preparo, finalização, ilustração e custo dos ingredientes. Por todos esses motivos é imprescindível que seu estabelecimento elabore e implante as fichas técnicas de produtos e das preparações. Com este processo mapeado você facilita a produção, orienta melhor a equipe, reduz despesas e atende bem ao cliente final.

Seu estabelecimento tem cardápio com carne vegetal?
Uma nova tendência está agitando a indústria de alimentos. Como tem crescido o número de pessoas que querem reduzir o consumo de carne animal, o desenvolvimento de carnes vegetais ganha força. Os produtos são feitos a partir de feijão, soja, ou lentilha, por exemplo.
Segundo uma matéria publicada pelo portal G1, as vendas de produtos substitutos de carne animal no Brasil chegaram a R$ 418,7 milhões em 2020. A previsão mundial é de que até 2035 o mercado de carne vegetal ocupe de 7% a 23% da preferência dos consumidores. O texto indica que a indústria já fabrica hambúrgueres a almôndegas, carnes moídas, linguiça, nuggets e até bolinho de “siri” com ingredientes vegetais. Diante deste cenário, você que atua no segmento de alimentação pode criar um cardápio especial para atender ao público vegano, vegetariano e aos “flexitarianos”, que são as pessoas empenhadas em diminuir o consumo de carne animal.
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