
Nutrientes que amenizam sintomas da TPM
A Síndrome Pré-Menstrual (SPM) ou Tensão Pré-Menstrual (TPM) é uma condição comum caracterizada por sintomas físicos e comportamentais que ocorrem durante a fase lútea do ciclo menstrual. O aumento do apetite e do desejo pela comida é considerado um sintoma característico da TPM.
O uso de certos tipos de alimentos podem aliviar os sintomas provocados durante a TPM. Alimentos ricos em carboidratos complexos podem ser bastante úteis, pois estimulam a produção de serotonina e, também, regulam os níveis de glicose.
O cálcio, presente nos leites e derivados, pode ajudar a reduzir as oscilações de humor, cólicas abdominais, inchaço e contrações musculares resultantes da TPM; também ajuda a regular as substâncias químicas do cérebro e os hormônios que afetam o humor. Mulheres que sofrem de TPM costumam ter níveis baixos de magnésio (frutas e hortaliças, sementes, grãos e derivados), o que as predispõe à dor de cabeça, retenção hídrica e dor mamária, durante esse período. Estudos mostram que os alimentos ricos em vitamina B6, como o abacate, a banana e o salmão, auxiliam na produção de serotonina e consequentemente melatonina, reduzindo assim a ansiedade e a depressão causadas pela TPM.
Alimentos à base de soja também são recomendados. As isoflavonas como a genisteína (assim como as lignanas da linhaça) são fitoestrógenos que ajudam a equilibrar as oscilações hormonais, reduzindo os altos níveis de estrogênio, que contribuem para a TPM.
Consumir alimentos com alto teor de ácidos graxos ômega 3, como peixes e frutos do mar, pode aliviar as cólicas menstruais ao estimular a produção de prostaglandinas. Também ajudam a reduzir a depressão, comum na TPM.
A suplementação de vitamina E (óleos vegetais, sementes, folhas verdes) não é obrigatória, porém, pode causar melhora na dor (mastalgia), além de ser antioxidante.
Óleo de prímula também e cápsulas de gengibre melhoram a intensidade e duração da dor.
Além dos alimentos que irão amenizar os sintomas da TPM, você deve apresentar alimentação saudável diariamente. Consulte com um nutricionista para auxiliá-lo.
Referências:
Melo N.R., Giribela AHG, Giribela CRG, Ricci MD. Síndrome Pré- Menstrual. Moreira JR Editora, 2013.
Patricia O Chocano-Bedoya, JoAnn E Manson, Susan E Hankinson, Walter C Willet, Susan R Johnson, Lisa Chasan-Taber, Alayne G Ronnenberg, Carol Bigelow, Elizabeth R Bertone-Johnson. Dietary B vitamin intake and incident premenstrual syndrome. Am J Clin Nutr, 2011; 93:1080-6.