
O que colocar na merenda escolar de seu filho?
Na fase pré-escolar (2 a 6 anos), a velocidade de crescimento estatural e o ganho ponderal são menores do que nos dois primeiros anos de vida, com consequente diminuição das necessidades nutricionais e do apetite.
Nesse momento é importante respeitar o apetite da criança que é variável e irá depender de vários fatores como idade, atividade física, condição física e psíquica, refeição anterior e temperatura ambiente.
Para despertar interesse da criança pelo alimento, uma refeição deve ter variedade de textura, cores e formas, evitando a monotonia alimentar.
Alimentação das crianças de 7 a 10 anos
Já na fase escolar, faixa de transição entre a infância e a adolescência (crianças 7 a 10 anos), é um período de intensa atividade física, ritmo de crescimento constante e ganho mais acentuado de peso próximo ao estirão do crescimento.
Dependendo do padrão dietético e da atividade física, as crianças neste período podem ficar obesas. É fundamental que a qualidade e
a quantidade da alimentação sejam adequadas à necessidade diária e que hábitos saudáveis sejam estimulados.
Citamos aqui alguns exemplos de lanches saudáveis:
– Pão integral + ricota + 1 mexerica;
– Iogurte natural + cereal integral + 1 banana;
– Pão integral + queijo branco + pêra;
-Bolo de laranja + maçã;
– Pão caseiro + geléia de fruta + kiwi;
-Salada de frutas + aveia + iogurte natural.
Para equilibrar a alimentação de seu filho e proporcionar outras estratégias nutricionais para o adequado crescimento e desenvolvimento, procure o nutricionista!
Referências:
Manual do lanche saudável. Weffort VRS et al. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia, 2012, 52 p.