
O que há de evidência científica quanto à recomendação de Ômega 3 na gestação?
O estado nutricional materno afeta o suprimento de ácidos graxos para o feto, os quais passam pela placenta durante a gestação.
É sabido que o consumo de peixes na gestação deve ser de 2 a 3x por semana e a suplementação, segundo alguns estudos, podem reduzir a incidência de parto prematuro e melhorar o peso de nascimento.
Diferentes estudos apontam vantagens no uso de DHA na gestação. As doses recomendadas na literatura variam entre 200 a 600mg ao dia, que auxilia na redução de infecções nas vias aéreas superiores nos primeiros dias de vida.
Em revisão sistemática recente, pesquisadores observaram que na maior parte dos estudos que comentaram sobre os efeitos da suplementação de ômega 3 (EPA e DHA) na gestação ou na lactação, pequenos aumentos no peso e comprimento de nascimento foram registrados, porém a suplementação não demonstrou efeitos consistentes e com nível de evidência forte em relação aos desfechos maternais ou à saúde do bebê. Nenhum efeito foi verificado em gestantes hipertensas ou em depressão pré e pós parto. Existem controvérsias quanto aos efeitos na acuidade visual, desenvolvimento cognitivo e prevenção de asma e alergia em bebês.
Mais estudos necessitam ser realizados a fim de verificar evidências no uso da suplementação de ômega 3 para o tratamento da hipertensão, depressão pré e pós parto, desenvolvimento visual, cognitivo e prevenção de asma e alergias em bebês. Portanto, mantenhamos a recomendação do consumo de peixes semanal e avaliar a necessidade de suplementação durante a gestação.
Quer saber mais sobre a importância da nutrição adequada na gestação? Teremos em Agosto, o curso de Nutrição na Gestação, no qual abordaremos vários outros temas. Não perca tempo e inscreva-se!
Referências:
Newberry SJ et al. Omega-3 fatty acids and maternal and child health: Na uptdated systematic review. Evidence Repost/Technology Assessment AHRQ, n. 224, 2016.
Lassek e cols. Maternal milk DHA contente predicts cognitive performance in a sample of 28 nations. Maternal Child Nutrition, 2013.