
Potencial antioxidante dos chás de camomila, hortelã e capim cidreira
O chá é uma das bebidas mais populares consumidas no mundo e, se sendo ingerido duas ou três vezes ao dia, exerce um papel muito importante no controle de diversos tipos de doenças. Estima-se que sejam consumidos no mundo cerca de 3 bilhões de xícaras por dia, e que existem 3 mil variedades de chá.
O hortelã (Mentha spicata) tem uma grande importância econômica, se fazendo presente em várias áreas da indústria, utilizada em cozinhas, medicamentos e cosméticos. É indicada popularmente para alívio do resfriado comum, febre, gripe, indigestão e enjoo, além de se fazer presente em muitos itens de uso diário, incluindo confeitaria aromatizando balas, cosméticos, produtos de higiene bucal, produtos farmacêuticos, pesticidas e como agente intensificador de sabor em pastas de dente, gomas de mascar e
bebidas. Contém o ácido rosmarínico, que é um antioxidante polifenólico com atividades imunossupressoras, antiinflamatórias, antibacterianas e antivirais.
A camomila (Matricaria chamomilla) tem sido usada na medicina popular sob várias formas, sendo a mais comum, o chá preparado através de infusão. Outras maneiras incluem xaropes, compressas e banhos. Apresenta propriedades antiespasmódica, cicatrizante, carminativa, além de clareadora de cabelos, e ainda aromatizante industrial na composição de sabonetes, perfumes, xampus e loções, bem como para conferir odor e sabor agradáveis a uma grande variedade de alimentos e bebidas. Alguns autores confirmaram propriedades calmantes, contra insônia e relaxante.
O capim cidreira (Cymbopogon citratus) é utilizado no tratamento de problemas respiratórios, gástricos e do sistema nervoso. É predominantemente usado na forma de infusão de folhas frescas e secas ou através do seu óleo essencial. O chá preparado a partir das suas folhas é muito utilizado como antiespasmódico, analgésico, anti- inflamatório, ansiolítico, hipnótico, anticonvulsivante, antipirético, diurético e sedativo.
Referências:
ANTUNES, M.D.C. et al. Effects of posthar-vest application of 1-MCP and postcutting
dip treatment on the qualityand nutritional properties of fresh-cut kiwifruit. Journal of
Agriculture and Food Chemistry, v.58, p. 6173–6181, 2010.
ARRUDA, J. T. et al. Efeito do extrato aquoso de camomila (Chamomilla recutita L.)
na prenhes de ratas e no desenvolvimento dos filhotes. Revista Brasileira de Plantas
Medicinais, v. 15, n. 1, p. 66-71, 2013.
SNOUSSI, M. et al. Mentha spicata Essential Oil: Chemical Composition, Antioxidant
and Antibacterial Activities against Planktonic and Biofilm Cultures of Vibrio spp.
Strains Molecules, v. 20, n. 8, p. 14402-14424, 2015.
ZIMMERMANN, A. M; KIRSTEN, V. R. Alimentos com função antioxidante em
doenças crônicas: uma abordagem clínica. Disciplinarum Scientia, v.8, n.1, p. 51-68,
2016.