Produtividade e Qualidade de Vida no Trabalho
Nos dias de hoje, vive-se em uma sociedade em constante mutação, onde as empresas têm que ser indiscutivelmente competitivas no mercado. Entretanto, sabe-se que suas metas de produtividade estão diretamente relacionadas ao comprometimento dos colaboradores e sua satisfação com o ambiente de trabalho.
Segundo alguns estudos, a baixa Qualidade de Vida nas organizações é a maior causa da crescente alienação e insatisfação do trabalhador e diminuição da produtividade (Huse e Cummings). Além disso, há como consequência o aumento do absenteísmo, greves, alcoolismo, entre outros.
Nos Estados Unidos, existem pesquisas que identificaram:
- Colaboradores sedentários faltam ao trabalho 30% mais vezes e têm 40% mais despesas médicas (www.welcoa.org – 2002);
- Nutrição deficiente dos trabalhadores diminui seu rendimento em até 20%.
Percebe-se a cada dia mais que a Qualidade de Vida e a Saúde são ativos que devem caminhar juntos, envolvendo dimensões não apenas física, mas também intelectual, emocional, profissional, espiritual e social. Felizmente, para algumas empresas inovadoras e conscientes, este cenário já faz parte de sua realidade atual.
Oito de cada dez empresas brasileiras desenvolvem, nos dias de hoje, planos de qualidade de vida para os seus colaboradores. Através de convênios com academias, assistência médica e informações sobre uma alimentação balanceada, entre tantas outras iniciativas, mais do que a redução de custos para a organização, elas visam à satisfação e o bem-estar dos empregados, criando por consequência, a visão de uma organização mais privilegiada, competitiva e equilibrada.
Um grande exemplo disso é a Elektro, que criou o programa “Estar Bem Elektro”. A empresa investiu em ações para diminuir os Indicadores Críticos de Saúde constatados nos exames médicos de 2003. Com palestras, atividades práticas, entre outros, obteve como resultado, uma diminuição de 40% de hipertensos, 28% nos colaboradores com triglicérides alto e 24% controlaram o colesterol. Os colaboradores com sobrepeso diminuíram em 8% e os obesos em 5% (ABQV).
Alguns benefícios após implantação de programas de Qualidade de Vida em empresas:
- Aumento da produtividade.
- Melhora da saúde dos colaboradores.
- Redução do gasto com o benefício de assistência à saúde.
- Diminuição de
- Aumento da motivação.
- Melhora da imagem corporativa.
Percebe-se, portanto, que são inúmeras as possibilidades de ações para promoção da saúde no ambiente corporativo. E não importa o tamanho de sua empresa: escolher e planejar qual a melhor estratégia voltada para a qualidade de vida dos seus colaboradores pode acarretar em grandes benefícios a curto, médio e longo prazo.