
Relação entre colesterolemia e consumo de proteínas vegetais
Existem alimentos que auxiliam na redução do colesterol sanguíneo?
O colesterol, quimicamente um álcool, é encontrado somente nas gorduras de origem animal, quase totalmente na forma livre. Suas principais fontes alimentares são a gema de ovo, leite e derivados, carne bovina, pele de aves e miúdos. É uma substância essencial envolvida em várias funções no organismo, sendo precursor dos hormônios esteroides, dos ácidos biliares, da vitamina D, além de ter importantes funções nas membranas celulares, influenciando na sua fluidez e no estado de ativação de enzimas ligadas a membranas.
Vários estudos tem sido realizados, no intuito de estudar os mecanismos de ação exercidos pelas proteínas de certas leguminosas que possuem efeito hipocolesterolêmico comprovado.
As proteínas de origem vegetal, presentes em leguminosas tais como tremoço, soja, lentilha e feijão vem sendo largamente estudadas como possíveis coadjuvantes no controle ou prevenção de doenças cardiovasculares, devido seu efeito hipocolesterolêmico.
Esse efeito é ocasionado por peptídeos bioativos oriundos da hidrólise dessas proteínas, os quais desempenham papel importante na regulação e modulação metabólica do colesterol.
Os benefícios oferecidos por tais peptídeos se relacionam com a inibição, modulação ou regulação de alguns genes de transportadores ou enzimas relacionados a inibição da síntese endógena e absorção intestinal do colesterol.
Estudos observacionais epidemiológicos mostram que o consumo de leguminosas tem sido associado ao menor risco de doença arterial, e apontam que o consumo de leguminosas reduz o colesterol total sérico e LDL-c, principais fatores para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares.
Diante de uma mídia que idolatra dietas da moda, vale ressaltar que não há evidências científicas que recomendam o uso de vinagre de maçã para redução dos níveis séricos de colesterol.
Referências:
Fontanari G, Batistuti JP, Cruz RJ, Saldiva BHN, Areas JAG. Cholesterol-lowering effect of whole lupin (Lupinus albus) seed and its protein isolate. Food Chemistry. 2012; 132(3):1521-1526.
Daniels T, Killinger KM, Michael JJ, Wright RW, Jiang Z. Lipoproteins, cholesterol homeostasis and cardiac health. Int J Biol Sci. 2009; 5(5):474-488.