
Uso de Centella Asiática no tratamento da celulite
No que se refere a nutrição estética, uma das queixas mais mencionadas é a lipodistrofia ginóide, conhecida como celulite, que ocorre em 80 a 90% das mulheres e é descrita como um distúrbio metabólico do tecido subcutâneo que modifica a forma local do corpo, levando a uma aparência conhecida como “casca de laranja”.
Há diversos fatores que podem causar a lipodistrofia ginoide, entre eles, os predisponentes (genética, sexo, envelhecimento e desequilíbrio hormonal), determinantes (alimentação, sedentarismo, estresse e tabagismo) e condicionantes (aumento da pressão intra-capilar, dificuldade de reabsorção linfática e favorecimento à transudação linfática nos espaços intersticiais).
O tratamento nutricional para celulite deve ser baseado em uma alimentação rica em antioxidantes, podendo usar a fitoterapia como terapia coadjuvante no processo, visto que o uso de plantas medicinais se encontra em ascendência, devido a menos efeitos colaterais, baixo custo e facilidade de acesso.
Um dos fitoterápicos que vem se destacando é a Centella Asiática, conhecida como Gotu Kola, que é uma erva medicinal de tradição Ayurvredica, anti-inflamatória e cicatrizante, na qual estudos relatam trazer vários benefícios para saúde, além de auxiliar nas desordens estéticas.
A composição nutricional da Centella Asiatica é praticamente a mesma em todas as partes da planta. Porém, na folha contém maior P, Fe, Na, Mg e ácido ascórbico, enquanto nas raízes contêm maior Ca e K. Ainda, apresenta alto teor de catequinas, luteína, quercetina e kaempferol, que são um dos principais componentes de flavonóides no extrato de folhas.
A Centella Asiática tem a capacidade de normalizar o tecido conjuntivo, agindo no meio intersticial, estimulando a microcirculação, reduzindo o edema de origem venosa, e assim diminuindo a aparência da lipodistrofia ginoide.
Estudos recomendam seu uso na forma de infusão (chá da erva seca, 3x ao dia), em cápsulas, em gotas e extrato padronizado.
Já experimentou o chá de Centella Asiática? Procure um nutricionista habilitado para te auxiliar no modo de preparo e quantidade correta a ser utilizada.
Referências:
AZIS, H.A. et al. In vitro and In vivo wound healing studies of methanolic fraction of Centella asiatica extract. South African Journal of Botany , [S. l.], v. 108, p. 163-174, jan. 2017
BHATNAGAR, Maheep. Complete Comparison Display (CCD) evaluation of ethanol extracts of Centella asiatica and Withania somnifera shows that they can non-synergistically ameliorate biochemical and behavioural damages in MPTP induced Parkinson‘s model of mice. PLoS One, [S. l.], p. 1-19, 16 maio 2017