Você sabe como consumir a Tapioca?
Saborosa, prática e com diversas opções de recheios, a tapioca vem ganhando cada vez mais o paladar das pessoas. A goma de mandioca hidratada é exclusiva em sua composição, ou seja, não possui conservantes, corantes, gorduras, tem baixo teor de sódio e não contém glúten, podendo ser consumida até por pessoas com doença celíaca.
Entretanto, a tapioca é uma ótima fonte de carboidratos simples, ou seja, é digerida e absorvida rapidamente fazendo com que você sinta fome logo após a refeição, além de aumentar a taxa de glicose no sangue. O aumento da taxa de glicose no sangue é responsável pelo armazenamento de gordura corporal dificultando o emagrecimento ou a manutenção da boa forma.
Está triste com essa notícia? Não se preocupe porque você vai poder continuar incluindo a tapioca na sua alimentação. A nutricionista Aline Lana vai ensinar você a incluir esse alimento na sua rotina saudável.
Não existe um horário certo para o consumo da tapioca, podendo ser consumida em substituição do pão no café da manhã, lanche da tarde ou até como um lanche no jantar.
Entretanto, para não deixar essa preparação calórica e com digestão rápida é necessário você ficar atento ao recheio e nunca se esquecer de enriquecer a preparação com fibras (exemplo: chia, farelo de aveia) e proteínas (exemplo: frango, atum, ovo).
Vale lembrar que a chia é uma semente rica em ômega 3 e em contato com o calor se oxida facilmente perdendo suas propriedades. Deixe para incluir a chia no final do preparo da tapioca e em cima do recheio, assim você vai se beneficiar com esse alimento.
A inclusão de fibras e proteínas na sua tapioca vai garantir uma digestão lenta, maior saciedade e se ingerido na quantidade adequada não vai provocar o acúmulo de gordura no seu organismo. Procure uma nutricionista para a adequação individualizada do seu plano alimentar.
Confira duas receitas deliciosas, fáceis de fazer, pouco calórica e muito nutritivas.