Como manter o sabor e as propriedades dos alimentos após o descongelamento?
Com todas as ocupações diárias, fazer comida fresca todos os dias é quase impossível e por isso, congelar porções de alimentos prontos é uma ótima opção para você manter a sua alimentação saudável e equilibrada.
Entretanto, o processo de descongelamento deve ser realizado corretamente para evitar prejuízo as características sensoriais e contaminação desse alimento. Os produtos industrializados devem conter em seu rótulo a instrução para o descongelamento adequado. Já alimentos preparados em casa devem seguir regras recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA para preservar o sabor, aparência, qualidade e textura da preparação.
E afinal, qual a forma certa de descongelar esses alimentos?
Segundo a ANVISA, o descongelamento jamais deve ser feito em temperatura ambiente, pois dessa forma os microrganismos se multiplicam e podem estragar o alimento (se contaminados por bactérias deteriorantes) ou causar danos à saúde após o consumo (se contaminação por bactérias patogênicas). Os alimentos devem ser submetidos a temperaturas inferiores a 5ºC (geladeira) até o completo descongelamento ou em caso de urgência podemos utilizar o micro-ondas.
A ACN Nutrição preparou 10 dicas para o descongelamento dos seus alimentos com segurança.
1 – Antes do congelamento separe os alimentos em porções individualizadas
e com tamanho adequado para o seu uso e consumo.
2 – Para que dê tempo de descongelar os alimentos na geladeira é necessário retirar do congelador com no mínimo um dia de antecedência.
3 – Mantenha os alimentos para descongelamento em um recipiente fechado e na parte inferior da sua geladeira.
4 – Jamais utilizar a água para acelerar o descongelamento, esse processo deve ser realizado naturalmente.
5 – Os alimentos congelados em pequenas porções podem ser descongelados diretamente no fogo brando sem nenhum risco de contaminação.
6 – Os legumes e verduras, como por exemplo brócolis, podem ser descongelados diretamente no vapor e após a cocção devem ser submetidos ao choque com água gelada+gelo para poder interromper esse processo de cocção e preservar os nutrientes.
7 – Alimentos fritos e tortas quando descongelados no forno voltam a ter a crocância que possuíam antes de serem congelados.
8 – Não descongele os alimentos que você não vai utilizar e consumir dentro do prazo de validade, pois o produto pronto descongelado não pode ser congelado novamente.
9 – O alimento cru descongelado só poderá ser congelado novamente após o preparo (cocção), portanto após o descongelamento prepare a quantidade total e se necessário você pode congelar a sobra do alimento pronto.
10 – Não consumiu toda a fruta que comprou? Não desperdice, corte em pedaços e congele em porções para você utilizar no preparo de suco e vitaminas.
Garanta a segurança alimentar de sua família com a implantação de algumas técnicas adequadas em sua casa. O planejamento de suas refeições torna tudo mais fácil, simples e saudável.
Alimente-se bem e viva melhor!