Você sabe qual açúcar escolher?
O açúcar tem como principal função fornecer ao alimento ou preparação o sabor doce, entretanto diante da diversidade existente muitas vezes não sabemos qual tipo escolher. Pensando nisso preparamos algumas orientações para você!
Açúcar cristal: açúcar em forma cristalina produzido sem refino. É muito utilizado na indústria alimentícia para confecção de bebidas, biscoitos e confeitos, dentre outros. Esse açúcar é absorvido rapidamente pelo nosso organismo, o que favorece picos de glicose no sangue.
Açúcar refinado: é o mais utilizado no consumo doméstico, por sua brancura, granulometria fina e dissolução rápida, sendo usado na confecção de bolos e confeitos e caldas. A diferença do refinado para o cristal é que esse possui adição de substâncias químicas, para ele ficar bem branquinho, danosos à saúde.
Açúcar demerara: produto de cor escura, que não passou pelo refino. Os cristais contêm melaço e mel residual da própria cana-de-açúcar. Com textura firme, não se dissolve facilmente. Conserva vitaminas e minerais devido ao não refinamento.
Açúcar mascavo: não passa pelo processo de branqueamento, cristalização e refino. Tem sabor mais forte, assim como o melaço, semelhante ao da rapadura. É utilizado para a produção de pães, bolos e biscoitos integrais e granolas. Conserva minerais (cálcio, ferro e potássio) e vitaminas do complexo B.
Açúcar de coco: extraído da seiva das flores do coqueiro, não possui refinamento e possui bons níveis de potássio, zinco e cálcio, além de uma fibra, a inulina, que retarda a absorção da glicose. Por isso seu índice glicêmico é menor do que os outros, vindos da cana. Tem um leve sabor residual de coco e adoça menos que o branco.
Açúcar orgânico: açúcar de granulação uniforme, produzido sem qualquer aditivo químico tanto na fase agrícola como na industrial, disponível nas versões clara e dourada (visualmente similar ao demerara). Segue padrões internacionais e certificação por órgãos competentes.
Açúcar de confeiteiro: tem grânulos bem finos, mais que o refinado, e cristalino. É destinado à indústria alimentícia, sendo muito utilizado no preparo de bolos, glacês, coberturas, suspiros, etc.
Açúcar light: é constituído pela mistura de açúcar refinado e edulcorantes. Tem proporcionalmente menor conteúdo calórico e maior poder adoçante do que o açúcar refinado.
Afinal, qual o melhor açúcar para utilizar na alimentação?
Quanto menor o índice glicêmico do açúcar maior o benefício para a sua saúde, pois não irá provocar o aumento rápido de glicose no sangue. Levando em consideração o índice glicêmico, o açúcar de coco é o mais indicado.
Se precisar de outras opções, dê preferência para o mascavo que conserva minerais e vitaminas, demerara que o sabor não se assemelha tanto ao da cana de açúcar, por isso substitui bem o açúcar branco das receitas e por último o açúcar orgânico, não possui adição de substâncias químicas o que aumenta o valor nutricional.
Independente do tipo de açúcar, use com muita moderação. O excesso de açúcar aumenta os índices de triglicérides, aumenta a probabilidade de diabetes, de obesidade, entupimento das artérias e pode inflamar muito as células.
Alimente-se bem e viva melhor!
Fonte:
– Tecnologia da Fabricação do Açúcar. Simone Silva Machado. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Campus Inhumas/Go. Ano: 2012.