
Whey Protein – para que e para quem?
Nos dias atuais, onde os cuidados aplicados ao corpo e à saúde estão em
evidência, o uso de suplementos nutricionais se destaca como forma principal para aprimorar o alcance de metas individuais. Dentre todos os suplementos vendidos atualmente o mais consumido e conhecido é a proteína concentrada do soro do leite (Whey protein).
O Whey protein é a proteína do soro do leite não desnaturada, ou seja, é a porção aquosa do leite, muito comum em processos de fabricação de queijo.
Por ser uma proteína de alto valor biológico (VB), a sua absorção é excelente quando comparada a outras fontes protéicas como clara de ovo, peito de frango, atum, leite e queijos.
Toda proteína é formada por aminoácidos e o Whey protein possui todos os
aminoácidos necessários para a síntese protéica, ou seja, para a formação de massa muscular.
Assim, atletas, praticantes de atividades físicas, pessoas fisicamente ativas e até mesmo portadores de doenças, vêm procurando benefícios nessa fonte protéica, pois, evidências recentes sustentam a teoria de que as proteínas do leite, incluindo as proteínas do soro, além de seu alto valor biológico, possuem peptídeos bioativos, que atuam como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores da função imune, assim como fatores de crescimento.
Todos os praticantes de atividade física necessitam de uma suplementação
proteica? Nem sempre – se o mesmo apresentar uma dieta adequada em calorias e proteína, conforme seu nível de atividade física, não haverá necessidade da suplementação.
Vale ressaltar que o uso de Whey protein sem necessidade, pode levar ao ganho de gordura, alergia, estresse de rins e fígado, osteoporose, aumento da glicemia, aumento do colesterol e sonolência.
Procure sempre um nutricionista para auxiliar você em sua rotina alimentar.
Referências:
PARREIRAS et al. Análise centesimal e sensorial de diferentes marcas de whey protein comercializadas no Brasil. e-Sientia, v. 7, n. 2, 2014.
MARKUS C.R et al. Whey Protein rich in alfa-lactoalbumin increases the ratio of plasma tryptophan to the sum of the other largeneutral amino acids and improves cognitiveperformance in stress-vulnerable subjects. The American Journal of Clinical
Nutrition. 2002; 75(6):1051-6.
SALZANO, J.R; Nutritional supplements: pratical applications in sports, human performance and life extension, Symposium series 007, São Paulo, p. 75-202, 2002.